top of page
  • Foto do escritorACCS MECV65

Visita à ExpoBahia - Semana Baiana do Cavalo

Entre os dias 10 a 14 de Abril de 2019 aconteceu, no Parque de Exposições de Salvador-BA, a ExpoBahia, um evento voltado para o público geral e, em especial, aos que se interessam e lidam diretamente com o universo dos equinos. Nós, da Rota do Jumento, não poderíamos ficar de fora!

Trata-se de um evento promovido e realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e organizado pela Central das Exposições, sendo mais uma oportunidade em que os criadores de Mangalarga tiveram de divulgar o seu plantel. Dentre as atrações desta Feira Agropecuária, podemos destacar os leilões, negócios, julgamentos, provas equestres e culinária regional. Fundada em 16 de julho de 1949, no Parque de Exposições da Gameleira (Belo Horizonte-MG), a ABCCMM é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.

Dessa forma, no dia 12 de Abril (Sexta-feira) estivemos lá para conferir o julgamento de Cavalos Mangalarga Marchador que acontecia durante a feira agropecuária e aplicar o nosso questionário que tem por objetivo avaliar a percepção que as pessoas têm a respeito da situação atual do jumento da Região Nordeste levando-as a uma reflexão sobre a importância da preservação do Jumento Nordestino.

Estivemos também, nesse mesmo dia, na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), onde participamos de uma explanação feita por Fiscais da ADAB a respeito da importância dos programas de fiscalização dos equídeos para a prevenção de doenças contagiosas. Doenças essas que aves, equídeos, bovinos, entre outras espécies são acometidas quando os criadores não procuram exercer os devidos cuidados com seus animais. Além disso, aprendemos sobre os problemas que uma fiscalização deficiente pode acarretar às fazendas/grupos de equídeos e o quanto é importante que a identificação dos equídeos esteja bem feita. Por fim, recebemos alguns folhetos com informações sobre a Gripe Aviária, Brucelose - doenças que acarretam riscos não só aos animais, mas também aos seres humanos, ou seja, Zoonoses - e o Programa de Sanidade Avícola no Estado da Bahia.

A ADAB que visitamos, possui sede e foro em Salvador e fica ao lado do Parque de Exposições. Apresenta como Missão: "Assegurar o desenvolvimento de uma agropecuária competitiva, sustentada no desafio da economia globalizada, através, da inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais, garantindo o nível de proteção adequado aos consumidores, bem como a melhoria do meio ambiente" e objetiva “Ser um referencial de excelência na área de defesa agropecuária, na contínua busca da sustentabilidade do negócio rural."

Mais uma vivência com muita troca de saberes e aprendizado! Ficamos muito felizes com essa visita e agradecemos a todos os que colaboraram com a nossa pesquisa e aos Fiscais da ADAB, que agregaram conhecimentos e experiências muito interessantes da agropecuária.

 

Para mais informações:

(71) 3375-6588 - ABCCMM

(71) 3116-8400 - ADAB


Referências:

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page