top of page
  • Foto do escritorACCS MECV65

Workshop discute Saúde e Bem-estar de Asininos

O bem-estar animal é um tema que há alguns anos entrou na pauta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nos dias 11 e 12 de março de 2019, foi realizado na Câmara Municipal da cidade de Euclides da Cunha-BA, um Workshop em “Saúde e bem-estar de asininos”. O evento fez parte de um conjunto de ações organizadas pelo professor Adroaldo Zanella (USP) para atender a demanda do Ministério Público local.

Estiveram presentes representantes de diversas instituições do país e do exterior, com o objetivo de discutir e encontrar soluções para a situação de mais de 450 jumentos que foram resgatados de condições de maus tratos. Os animais estão na Fazenda Santa Izabel na cidade de Canudos, divisa com Euclides da Cunha, onde vinham sendo acumulados e mantidos para posterior envio a frigoríficos na Bahia. Em dezembro de 2018, o abate de jumentos foi suspenso no estado e por este motivo os animais estavam passando fome e morrendo na Fazenda Santa Izabel. A denúncia das condições dos animais foi feita ao Ministério Público da região que reuniu as entidades responsáveis e concedeu a tutela dos animais ao Fórum Nacional de Proteção animal.

As condições do grupo de jumentos deflagrada em 29 de janeiro de 2019, envolvia riscos nas áreas do bem-estar animal, bem-estar humano e danos ambientais. Segundo o professor Zanella, “A proposta foi reunir profissionais médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, biólogos e outros profissionais de instituições públicas e privadas, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais além de ONGs que atuam na causa animal para dividir as experiências da situação encontrada e, propor ações para solucionar os problemas de saúde, bem-estar, custos e guarda responsável dos quase 500 jumentos que ainda estão sob a tutela do Fórum Animal”.


Workshop Saúde e Bem-estar de Asininos em Euclides da Cunha.

O evento foi considerado sucesso, pois reuniu representantes de vários estados do Nordeste e de São Paulo, contou com apresentações dos problemas atuais da Fazenda Santa Izabel e foi realizado debate em mesa redonda. Houve a presença do Sistema de Inspeção Federal de Amargosa e Itapetinga (SIPOA), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Secretária de Agricultura de Euclides da Cunha, representantes políticos de Euclides da Cunha e Canudos e do Ministério Público. A representante do Fórum Animal tutor dos jumentos dra. Elizabeth MacGregor e membros da The Donkey Sanctuary da Inglaterra e do México. Grupos de professores e alunos das universidades: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA) e da Universidade de São Paulo (USP).

No encerramento, foi elaborado um documento aprovado por todos os participantes, com recomendações para a adoção de medidas práticas para a promoção de saúde e bem-estar de asininos no Nordeste, em especial dos apreendidos na Fazenda Santa Izabel, que será entregue ao MAPA e demais instituições envolvidas na solução do problema atual.


Representantes UFBA: Chiara Albano (UFBA), Manuela Tosto (UFBA), Talyta Lins Nunes (UFBA), Ana Luiza Cordeiro (UFBA), Anderson Gola Leite (UFBA), Murilo Ramos (UFBA), Madian Galo (UFBA).



Professoras da EMVZ UFBA e Dr. Argeu Lima (CRMVBA) em visita à Fazenda Santa Izabel.









Equipe UFBA com os professores Adroaldo Zanella (USP) e Sidney Sakamoto (UFERSA) em vistoria da área de Caatinga da Fazenda Santa Izabel.






Equipe UFBA em visita à Fazenda Santa Izabel . Profa Talyta (EMVZ), Murilo Santiago (zootecnia), Ana Luiza Cordeiro (Medicina Veterinária), professora Manuela Tosto (EMVZ), Professora Chiara Albano (EMVZ), Anderson Gola (Medicina Veterinária) e Madian Galo (Mestrando em Ciência de Alimentos).

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page